ATENÇÃO! A atualização deste domínio foi desativada. Estamos em novo domínio. Acesse www.camaratiohugo.rs.gov.br

Você está em » A Câmara » Sessão

Resumo da Sessão Ordinária do dia 14/12
15/12/2015

Resumo dos trabalhos da Sessão Ordinária realizada em 14 de dezembro de 2015, presidida pelo Vereador Presidente Élio Borges Padilha do partido Rede Sustentabilidade.

Pedidos Verbais:

Vereador Eron de Almeida (PMDB): solicita ao Poder Executivo de Tio Hugo, através da Secretaria de Obras, a fim de que seja realizada limpeza nos bueiros do Bairro Boa Esperança, pois a água das chuvas tem a vazão impedida devido aos dejetos e sujeira que estão acumuladas. Também é pertinente que seja efetuada a pintura dos meios-fios das ruas do bairro referido. É necessário que o Poder Público de Tio Hugo dê mais atenção ao Bairro Boa Esperança, porquanto, reiteradamente, o vereador Eron reivindica ações que devem ser atendidas sem haver a necessidade de provocação ou reivindicação do edil ou da respectiva localidade. Para finalizar, o edil deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.

Vereador Elton Luiz Roessler (PP): solicita ao Poder Executivo de Tio Hugo, através de seu órgão competente, no intuito de que sejam enviados ao Poder Legislativo desse município os valores pecuniários que foram gastos em razão da realização da Feira Portal, assim como os valores percebidos, seja através de expositores ou patrocinadores, ou melhor, o vereador requer informação integral de quanto foi gasto com a Feira, assim como o total que foi arrecadado, sendo necessária que seja discriminado de modo sucinto e lúcido essa demanda.  Acrescentado a isto, ele glosa que a feira foi bem organizada e teve uma quantia expressiva de visitantes. Além disso, ele solicita informações sobre qual partido político o vereador Lúcio Nelson Bruinsma está filiado atualmente ou caso ele não possua nenhuma filiação político partidária.

Ordem do Dia:

Projeto de Lei nº 045/2015: Estima a Receita e Autoriza a Despesa do Município para o Exercício Financeiro de 2016. Aprovado por unanimidade.

Relatório do parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul a respeito das Contas do Poder Executivo referente ao ano de 2013, Processo nº 000699-0200/13-1. Aprovado por unanimidade.

Comunicações Parlamentares:

Vereadora Elton Luiz Roessler (PP): comenta a respeito do final do ano letivo, frisando o relevante valor social e moral que o Professor desempenha, seja na formação profissional dos estudantes, assim como surtindo caracteres de cidadãos críticos e capazes de amenizar as problemáticas do nosso país. Ele explana sobre uma postagem recente no Facebook, na qual uma Professora agradece por receber um buquê de flor, transparecendo uma felicidade imensurável; ver tanta alegria em um gesto tão singelo deixa qualquer um boquiaberto. Mesmo com tão pouco reconhecimento dos demais entes sociais, sobretudo o público, mesmo com salários em desacordo com a grande valia e deferência aos atos atinentes a magistratura, mesmo assim, aquela professora encontra motivos para sorrir. A explicação mais plausível entre todas é: o Professor tem um dom ofertado por Deus, porquanto ele tem o condão não só de transmitir o conhecimento, mas também faz com que as nossas crianças sejam a esperança de um futuro melhor.

Vereadora Suzana Elisa Muller Kuhn (PDT): comenta acerca da Feira Portal de Tio Hugo, a qual teve uma excelente organização, neste sentido, ela parabeniza a equipe de organização, a Coordenadora da Feira, Denir Mühl e também as servidoras Caroline Marquetti e  Adriana Scharlau que estiveram a frente dos trabalhos, e a todos os envolvidos pelo sucesso alcançado. Ela também congratula todas as equipes que participaram do campeonato de futebol de salão promovido pelo Jornal O Mensageiro, em especial as equipes que representaram o município de Tio Hugo na Copa. Para finalizar ela agradece a comunidade de Tio Hugo, que através de pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes foi indicada para receber a Medalha Alferes Tiradentes, Colar Ouro, por ser apontada como a vereadora mais atuante no município no ano de 2015, e em outra pesquisa, realizada pela Ativa Produções e Comunicações, foi indicada para receber o Prêmio Melhores do Ano 2015, como destaque de mulher mais atuante na política municipal. Ela frisa que essas indicações a deixaram muito feliz e reitera o agradecimento a comunidade tio-huguense, por mais estas indicações, como forma de reconhecimento ao seu trabalho.

Vereador Nelson Rogério Dapper (PDT): comenta que está assumindo os trabalhos de vereança, os quais irá desempenhar com afinco e defendendo o interesse da comunidade. Ele corrobora com os comentários do vereador Elton Roessler a respeito da importância do Professor e também sobre o explanado pela vereadora Suzana em relação à Feira Portal de Tio Hugo. Para finalizar ele informa que é o atual tesoureiro do COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul) e também em Assembléia realizada em outubro do corrente ano, eleito membro da Diretoria Executiva do Fórum Estadual dos Coredes, para cargo de Tesoureiro, função administrativa, de intermediação entre o Governo do Estado e os 28 Coredes, onde o Executivo Estadual irá repassar ou Fórum recursos na ordem de R$ 2.500.000,00 que serão investidos na atualização dos planos estratégicos de desenvolvimento da regiões. Cabe destacar todas as contas do Fórum Estadual serão movimentadas na agencia do Banrisul de Tio Hugo.

Vereador Lúcio Nelson Bruinsma (PDT): em resposta as indagações do vereador Elton, ele informa que no mês de setembro do corrente ano procurou o Cartório Eleitoral de Não-Me-Toque e foi informado que o partido PSB não existia mais, de imediato, fez sua desfiliação e encaminhou-a ao Diretório Estadual de Porto Alegre, em seguida assinou ficha de filiação político partidária no partido do PDT. Ele comenta que a Feira Portal de Tio Hugo foi um sucesso, não só em organização, assim como no expressivo número de expositores e de público. O vereador parabeniza todos os funcionários do município de Tio Hugo, principalmente os da Secretaria de Obras e o pessoal da limpeza, os quais foram muito elogiados, e, através de seu labor e empenho, propiciaram a todos os visitantes um evento condizente com as condições necessárias de administração e limpeza. Por fim, em razão de alguns comentários feitos para tentar denegrir a atual administração de Tio Hugo, ele explana que a prefeitura de Tio Hugo não possui nenhum débito com os hospitais de Passo Fundo. O motivo de encaminhar os munícipes que necessitam de atendimento médico ao hospital de Soledade e Espumoso é em razão de ambos serem a referência na prestação de serviços relacionados à saúde e, caso seja necessário, serão os médicos desses hospitais que encaminharam os munícipes aos hospitais de Passo Fundo, ou seja, isso é de médico para médico. Os atendimentos são feitos via SUS, por meio de autorização para internação hospitalar (AIH), as quais o município de Tio Hugo, atualmente, tem em quantia suficiente para atender as demandas dos tio-huguenses.

A próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 22/02/2016, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Tio Hugo.


picture

Contato

Fone: (54) 3338.9231 / 3338.9343
Site: www.camaratiohugo.com.br
Email: cmv@camaratiohugo.com.br
Endereço: Rua Pernambuco, nº 189 CEP: 99345-000 - Tio Hugo/RS